Cena da animação Branca de Neve e os Sete Anões (1937) - Reprodução/Disney
Branca de Neve

5 curiosidades sobre a estreia de 'Branca de Neve e os Sete Anões'

Em 1937, a Disney fazia história com o lançamento de "Branca de Neve e os Sete Anões". Descubra fatos curiosos sobre o dia de estreia!

Daniela Bazi Publicado em 13/03/2024, às 11h05

Há 87 anos, a Disney realizava o histórico lançamento de “Branca de Neve e os Sete Anões”. O filme é reconhecido como o primeiro o primeiro longa-metragem animado da história, além de também ser produzido inteiramente em cores no mundo.

A trama, que foi inspirada em um conto popularizado pelos Irmãos Grimm, também contou com alguns fatos curiosos no dia de sua estreia, em 21 de dezembro de 1937. Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista com 5 fatos curiosos sobre o dia do lançamento do primeiro filme de princesa da Disney que você precisa saber. Confira!

1. Quase destruiu a carreira de Walt Disney

O lançamento de Branca de Neve foi uma grande aposta de Walt Disney que poderia ter dado muito errado. Durante a produção, segundo informações divulgadas pelo portal ScreenRant, o cineasta chegou a hipotecar sua casa para poder financiar o filme, que teve um orçamento de 1,5 milhão de dólares, o deixando em uma situação financeira complicada.

Dessa forma, caso o longa não tivesse sido bem recebido pelo público e sua estreia fosse um fracasso, a memorável carreira de Disney, provavelmente, teria acabado naquele mesmo ano.


2. As expectativas eram que desse errado

Em 1937, os filmes de animação eram feitos apenas no formato de curta-metragem, vistas pelo público como produções baratas feitas para os mais jovens. Sendo assim, quando saiu a notícia de que Walt Disney estava produzindo uma animação de uma hora e meia, muitas pessoas acreditavam que a obra seria um fiasco.

Nos jornais, as manchetes descreviam a produção como uma loucura, e inúmeros críticos chegaram a detonar o longa antes mesmo de chegar aos cinemas. Porém, suas opiniões mudaram automaticamente após o lançamento.


3. Aplaudido de pé

O lançamento de “Branca de Neve e os Sete Anões” aconteceu no Carthay Circle Theatre em 21 de dezembro de 1937, e contou com a presença de grandes celebridades da época, além de dezenas de curiosos que estavam animados para conferir a estreia do filme mais falado do ano.

Conforme repercutido pelo ScreenRant, ao final da exibição, Disney e os outros responsáveis pela animação foram surpreendidos quando o público se levantou e aplaudiu a produção de pé.


4. Recorde de bilheteria

Após ser muito bem aceito em sua estreia, o filme se tornou um sucesso em todo o país. Ao total, “Branca de Neve e os Sete Anões” conseguiu arrecadar aproximadamente 418 milhões de dólares em bilheteria. Com isso, a produção conseguiu se tornar um dos maiores lançamentos da década.


5. Inúmeros relançamentos

Devido ao seu gigantesco sucesso nos Estados Unidos, o mundo também passou a apresentar interesse no primeiro longa-metragem animado da história. Com isso, a Disney precisou realizar uma série de relançamentos para atender à demanda do público internacional.

filmes animação Disney Branca de Neve Branca de Neve e os Sete Anões

Leia também

O personagem de 'Sonic 3' que quase teve um papel maior


Quando Jennie, do BLACKPINK, lançará seu novo álbum solo?


O que acontece com o personagem de T.O.P, ex-BIGBANG, em 'Round 6'?


Mufasa: O Rei Leão: Por que Taka e Mufasa brigaram?


ENHYPEN: Após rumores de namoro de Jungwon, flores fúnebres são enviadas à HYBE


Sonic 3: Entenda o porquê da mudança de uma das cenas mais dramáticas do filme