A água no organismo humano não serve apenas para matar a sede. Olhe só!
Letícia Yazbek Publicado em 18/06/2021, às 11h00 - Atualizado em 22/03/2023, às 11h51
Sem a água, nada em nosso corpo funcionaria direito. Tanto que ela é o principal componente do nosso corpo: 70% de você é água! Esse líquido está presente na constituição de todos os órgãos, fazendo com que eles funcionem corretamente, além de participar da estrutura das células e dos processos que ocorrem dentro delas.
Ao longo do dia, perdemos água de muitas maneiras: respiração, xixi, cocô e até durante o gasto de calorias (ou seja, se você anda, já está perdendo água). Se a perda acontecer em excesso, ficamos desidratados. Por isso, é preciso beber ao menos 2 litros de água por dia!
Já deve ter acontecido com você: depois de brincar por um tempão, sem tomar líquidos, percebe que está com sede só quando vai descansar. Essa sensação é um alerta do corpo para repor o líquido perdido. Não ignore esse pedido!
Refrigerantes e sucos contêm água. Mas nenhum deles substitui totalmente o líquido. Um bom jeito de saber se você está ingerindo a quantidade certa é a cor do seu xixi: os rins, após a filtragem do sangue, produzem mais ou menos xixi dependendo da hidratação que o corpo recebe. Assim, se o xixi estiver amarelo-claro, significa que você tomou água suficiente. Se estiver amarelo-escuro, quer dizer que você precisa melhorar a hidratação.
Nossos órgãos, ossos e sangue são compostos por água. À medida que a gente cresce, a porcentagem de água muda no corpo, mas ela continua sendo essencial até o fim da vida!
Consultoria: José Carlos Truzzi (urologista do Fleury Medicina e Saúde).
Beber água em excesso faz mal?
O que acontece com o nosso corpo durante o calor?
É verdade que comer chocolate faz mal à saúde?
Por que nós damos risada?
Mestre Yun Cheol Lim explica sobre benefícios do Taekwondo para um futuro saudável
Como o nosso corpo reage ao frio?