O cabelo pode ficar mais claro devido à alta exposição ao sol. Entenda o motivo por trás desse fenômeno!
Giulia Poltronieri Publicado em 29/10/2021, às 17h17 - Atualizado em 03/07/2022, às 09h00
Você já reparou que às vezes, ao passar uma temporada na praia, por exemplo, nosso cabelo pode ficar mais claro? Isso acontece, na verdade, por conta dos danos do Sol.
De acordo com a Popular Science, a exposição excessiva à luz solar desgasta a melanina em nosso cabelo. A melanina é um polímero que dá pigmentação ao cabelo e à pele e evoluiu para proteger nosso delicado DNA da radiação, absorvendo e espalhando luz ultravioleta. Mas a melanina não é uma barreira infalível contra os efeitos nocivos do sol.
Depois de passar bastante tempo ao Sol, a melanina começa a se decompor, a quando isso acontece o cabelo perde a pigmentação. Os fios de cabelo que perderam a melanina podem se parecer com cabelos naturalmente louros ou claros.
O Sol também afeta a melanina em nossa pele, mas de uma maneira diferente. Em vez de perder a pigmentação depois de passar muito tempo ao ar livre, nossos corpos aumentam a produção de melanina para nos fornecer a proteção extra de que precisamos. É por isso que o Sol torna a pele mais escura em vez de clarear. O cabelo é feito de células mortas, por isso não consegue se defender dos danos do sol.
Você pode não se importar com a mudança de cor do seu cabelo no verão, mas isso é apenas um sintoma da superexposição aos raios ultravioleta. O cabelo descolorido pelo sol também pode ficar seco, crespo e quebradiço. Para proteger seu cabelo do Sol, considere usar chapéus ou cobertores para a cabeça — especialmente se você sair no meio do dia.
Beber água em excesso faz mal?
O que acontece com o nosso corpo durante o calor?
É verdade que comer chocolate faz mal à saúde?
Por que nós damos risada?
Mestre Yun Cheol Lim explica sobre benefícios do Taekwondo para um futuro saudável
Como o nosso corpo reage ao frio?