A meditação pode ajudar no estresse e na ansiedade; confira como fazê-la da melhor forma
Letícia Yazbek Publicado em 05/11/2021, às 12h36 - Atualizado às 13h36
A prática da meditação surgiu há cerca de 5 mil anos, na Índia, e foi transmitida de mestres para discípulos. Ela se espalhou pelo mundo e hoje pode ser praticada por qualquer pessoa a partir dos cinco anos.
Se você sofre de ansiedade e estresse, ou tem dificuldade para expressar ideias, a meditação pode ser uma boa saída. Ao entrar em relaxamento profundo, você entra em contato com o seu corpo e esquece os problemas do mundo exterior. A prática também aumenta a capacidade de sentir e criar. Por isso, depois da meditação você pode se sentir mais sensível e criativo.
Concentração é tudo!
Para meditar, você precisa manter o foco na respiração e afastar os pensamentos do dia a dia. Com a prática, isso logo ajudará você a fazer diversas tarefas do cotidiano com mais calma e objetividade.
Para começar, procure um lugar calmo, onde você possa ficar sozinho e confortável. Sente-se, feche os olhos e relaxe todo o corpo. procure não pensar em nada específico - deixe a mente percorrer seu caminho. No começo, não é fácil ficar sentado, em silêncio e concentrado. Por isso, comece com períodos curtos de meditação, de cerca de 5 minutos, até se acostumar.
Uma boa dica para se concentrar é contar a sua respiração - isso ainda ajuda você a se conectar com o seu corpo. Conte cada inspiração e expiração de 1 a 10, e comece novamente. Você também pode cantar ou colocar uma música relaxante para tocar enquanto medita.
Outra opção para quem tem dificuldade em se concentrar é a meditação guiada. Nesse caso, a prática é orientada por um praticante ou professor treinado para que você saiba para onde direcionar sua atenção. Isso pode acontecer em aulas e grupos de meditação ou em áudios, videos e apps voltados para essa prática.
Beber água em excesso faz mal?
O que acontece com o nosso corpo durante o calor?
É verdade que comer chocolate faz mal à saúde?
Por que nós damos risada?
Mestre Yun Cheol Lim explica sobre benefícios do Taekwondo para um futuro saudável
Como o nosso corpo reage ao frio?