Como nossos cabelos crescem? Por que eles caem? Não fique de cabeleira em pé! Descubra essas e outras curiosidades divertidas
Noêmia Lopes Publicado em 23/05/2022, às 12h08
O seu cabelo parece com o dos seus pais? A textura e a cor dos fios são características passadas pelos genes e muitas vezes nosso cabelo é parecido com o de outras pessoas da família, dependendo da combinação dos genes.
O piolho se esconde entre os fios e pica o couro cabeludo para se alimentar de sangue. Em um mês de vida, a fêmea põe mais de 100 ovos. Para retirá-los é preciso usar remédios indicados pelo médico.
Em nossa pele, existem minúsculos tubinhos onde pelos e cabelos se desenvolvem. As células se multiplicam e empurram as mais antigas para fora. Assim o cabelo cresce.
Você penteia sempre os cabelos. Mas sabe para que eles servem? Nossos ancestrais não tinham casa, carro nem guarda-chuva e contavam com os pelos, em especial a cabeleira, para se proteger do sol, da chuva e até da neve.
Cada fiozinho de cabelo é formado por milhares de placas de uma proteína chamada queratina. Mesmo parecendo fino e frágil, um fio de cabelo é mais resistente do que um fio de cobre da mesma espessura.
A cor dos fios depende de um pigmento chamado melanina. O corpo humano produz melanina em tons de amarelo, vermelho e marrom. A combinação dessas cores é que determina a cor do cabelo de cada pessoa.
Um corte no dedo quase sempre é dolorido. Mas, se cortamos o cabelo, não sentimos nada. É que os fios são feitos de células mortas. Já a raiz é formada por células vivas e arrancar um fio ou dar um puxão no cabelo é dor na certa!
Beber água em excesso faz mal?
O que acontece com o nosso corpo durante o calor?
É verdade que comer chocolate faz mal à saúde?
Por que nós damos risada?
Mestre Yun Cheol Lim explica sobre benefícios do Taekwondo para um futuro saudável
Como o nosso corpo reage ao frio?