O Fusca foi projetado nos anos 1930 pelo
engenheiro automotivo Ferdinand Porsche
a pedido de Hitler, que havia acabado de
ascender ao poder na Alemanha, para ser
um carro pequeno e barato.
O primeiro protótipo foi apresentado por
Ferdinand Porsche em 1932. Depois de cerca
de 40 tentativas, Porsche apresentou os
protótipos V1, V2, VW3, VW30 e VW38, que
deram origem ao primeiro Fusca.
O Fusca passou a ser produzido no Brasil em
1959, e logo começou a dominar o mercado
por aqui. Nas décadas de 1960 e 1970, era o
carro favorito dos brasileiros. O auge da
popularidade aconteceu em 1973.
Com mais de 21 milhões de vendas, o
Fusca é considerado o modelo mais vendido
do mundo, mantendo as características do
projeto inicial.
Foi nessa data, em 1934, que Ferdinand
Porsche assinou o contrato que deu início
ao desenvolvimento e produção do primeiro
Fusca. Até hoje, o dia é comemorado em todo
o mundo com eventos e reuniões.