O ator que Como Treinar o Seu Dragão que está no live-action e na animação
Descubra quem é o ator que esteve tanto na trilogia animada, quanto no live-action em cartaz de "Como Treinar o Seu Dragão"

Quando uma animação é adaptada para o formato live-action, é comum que uma das características conhecidas por aqueles que assistiram primeiro à produção animada seja perdida: a voz dos personagens! Isso porque, geralmente, os dubladores escolhidos para serem as vozes originais das figuras desenhadas não têm as semelhanças visuais necessárias para continuar com o papel na nova versão.
Ainda assim, há uma exceção em “Como Treinar o Seu Dragão”, filme da DreamWorks lançado em 12 de junho nos cinemas como um remake da animação de 2020, já que há um ator que esteve no elenco de dublagem original e retornou para dar vida ao mesmo personagem na nova versão que está em cartaz.
Vale mencionar que a trilogia animada inspirada no universo criado pela autora inglesa Cressida Cowell é estrelada pelas vozes de Jay Baruchel como Soluço, America Ferrera como Astrid, Gerard Butler como Stoico, Craig Ferguson como Bocão, Jonah Hill como Melequento, Christopher Mintz-Plasse como Perna-de-Peixe, e Kristen Wiig e T.J. Miller como os gêmeos Cabeçadura e Cabeçaquente — mas, qual deles conquistou o feito?
A mesma voz, o mesmo ator

O nome em questão é Gerard Butler, ator que deu vida a Leônidas, o Rei de Esparta em “300”, o qual emprestou voz ao pai do Soluço, Stoico, o Imenso, em “Como Treinar o Seu Dragão” (2010), “Como Treinar o Seu Dragão 2” (2014), e “Como Treinar o Seu Dragão 3” (2019), e garantiu o papel na versão live-action.
Com todo o talento que tem e a ajuda da caracterização, a qual foi responsável por lhe conceder uma nova barba, um cabelo mais comprido e até mais altura com ajuda do figurino e acessórios, Butler se tornou Stoico, deixando “todo mundo meio encolhido” no set, como conta Mason Thames, o intérprete de Soluço, à People.
“Quando ele entrava no set, você sentia aquela presença”, disse o ator. “É insano vê-lo pessoalmente e dar vida a esse personagem com a voz, a energia, a força bruta gigantesca que Stoico representa — foi incrível vê-lo dar vida a isso.”
Em entrevista ao ScreenRant, Butler contou como se sentiu ao se ver caracterizado pela primeira vez, admitindo que estava “com medo de si mesmo”. No entanto, ele contou que foi preciso se entregar e “viver cada momento daquela barba, bigode, o que tudo isso significa, o que a armadura significa, como ele se move, como ele se expressa”.
Com o passar do tempo, afinal ele passou 9 semanas gravando como Stoico, o ator admitiu que acabou se tornando o Stoico.
“Foi incrível. Eu saí e me senti transformado. Eu me tornei Stoick durante esta filmagem. Eu era ele mais do que não era ele, e é uma maneira muito mais inesquecível de ser. Então, vivendo essa história todos os dias naqueles sets, naquele figurino e meio esgotado como ele estava, você começa a pensar como ele e a se sentir como ele”, confessou Butler.
Mais sobre “Como Treinar o Seu Dragão”
É possível ver a performance de Butler como Stoico na trilogia animada por meio das plataformas de streaming Universal+ e Telecine+. Já a versão live-action pode ser conferida nos cinemas, visto que “Como Treinar o Seu Dragão” está em cartaz trazendo no elenco ainda nomes como Nico Parker (Astrid), Nick Frost (Bocão), Julian Denisson (Perna-de-Peixe), Bronwyn James (Cabeçaquente), Harry Trevaldwyn (Cabeçadura) e Gabriel Howell (Melequento).
O filme, que tem direção de Dean DeBlois — que também assina o roteiro da adaptação —, conta com a seguinte sinopse: “Em Como Treinar o Seu Dragão, Soluço é um jovem viking que não tem capacidade para lutar contra os dragões, como é a tradição local. Sua vida muda quando ele ajuda um dragão que lhe mostra toda a verdade. Juntos, eles tentam provar que dragões e humanos podem ser amigos”; relembre o trailer: