Entretenimento / Como Treinar o Seu Dragão

Como Treinar o Seu Dragão: Afinal, o que aconteceu com a mãe de Soluço?

Descubra qual é o destino da mãe de Soluço em "Como Treinar o Treinar o Seu Dragão", franquia que ganhou uma adaptação em live-action

Cena de "Como Treinar o Seu Dragão" - Reprodução/DreamWorks/Universal Pictures

Você notou que no remake live-action de “Como Treinar o Seu Dragão” há muito mais menções a Valka? A mãe de Soluço é relembrada diversas vezes por Stoico, revelando a dor que ele sente com a ausência da esposa, a qual serve como uma das grandes motivações pelas quais ele quer tanto encontrar o ninho dos dragões e eliminá-los de uma vez por todas da terra.

Enquanto na nova versão há um peso maior sobre o sumiço de Valka, na animação, no entanto, ela só se faz presente na cena em que Stoico dá a Soluço um peitoral feito com o capacete que ela usava, deixando o público com a dúvida: o que aconteceu com a mãe de Soluço?

A resposta

Apesar da diferença, há algo que permanece em comum: as duas produções não revelam o que aconteceu com a mãe de Soluço, deixando o público teorizar sobre o destino de Valka até a chegada do segundo filme, onde todas as peças acabam se encaixando.

Isso porque, em “Como Treinar o Seu Dragão 2”, de 2014, quando Soluço (5 anos mais velho que no primeiro filme) embarca em uma missão para convencer um guerreiro perigoso chamado Drago Bludvist de que há formas mais eficazes de lidar com os dragões do que o controle e violência, ele acaba encontrando acidentalmente a sua mãe.

Na ocasião, o público descobre que o garoto perdeu o contato com a mãe ainda bebê durante um dos ataques dessas gigantes criaturas a Berk. Na época, diferentes espécies invadiam as tribos humanas para roubar ovelhas, que eram entregues para Morte Rubra como alimento no ninho dos dragões. Tentando proteger seus animais, os vikings guerreavam contra os dragões, causando uma enorme destruição nos vilarejos.

Nesse contexto, era noite quando um ataque começou. Enquanto chamas e lanças tomavam Berk, Soluço dormia no berço até que um dragão invadiu o quarto. Valka tenta proteger o filho, mas é levada para fora da aldeia em que vivia pela criatura antes que o pai de Soluço, Stoico, o Imenso, pudesse detê-los, o qual presencia sua amada sobrevoar os céus para longe sem poder resgatá-la. A partir de então, Stoico vive acreditando que Valka foi morta.

Valka em “Como Treinar o Seu Dragão 2” – Reprodução/DreamWorks

O que Stoico não vê é que, quando o dragão adentrou o cômodo em que Soluço descansava, não houve nenhum comportamento agressivo do dragão com Soluço, apesar do gigante animal acidentalmente arrastar uma de suas garras no rosto do jovem viking ao se assustar com a chegada de Valka, causando a cicatriz que Soluço carrega a vida inteira.

Protegendo Soluço, Valka e o dragão se enfrentaram e, inesperadamente, a mãe de Soluço vê a própria alma espelhada nos olhos da grande criatura, criando uma conexão imediata. No entanto, antes que ela pudesse dizer qualquer coisa, a mulher é levada pelo dragão para fora da aldeia quando o animal se apavora com a chegada de Stoico.

Sabendo do pensamento do povo de Berk sobre os dragões, Valka, ao descobrir mais sobre a natureza dessas criaturas, abre mão da vida ao lado de Stoico e Soluço, se dedicando então a resgatar dragões feridos e doentes em um santuário protegido por uma espécie chamada Besta Implacável, um enorme e benevolente dragão alfa cuspidor de gelo.

Tudo muda novamente quando ela resgata Banguela e Soluço, descobrindo que o garoto à sua frente é seu filho devido à cicatriz ao lado da boca, relembrando a noite em que ela deixou Berk sem previsão de retorno. Depois, ela e Stoico se reencontram, e Valka aceita retornar a viver ao lado do marido e do filho ao saber que a relação entre humanos e dragões tem passado por transformações.

Soluço em “Como Treinar o seu Dragão 2” – Reprodução/DreamWorks

Valka aparecerá no live-action?

O remake live-action de “Como Treinar o Seu Dragão” estreou recentemente nos cinemas adaptando a série de livros infantis de Cressida Cowell, e já há uma sequência em andamento, a qual foi confirmada em abril, na CinemaCon 2025, antes mesmo que o primeiro longa-metragem da franquia entrasse em cartaz.

Dessa forma, é esperado que a história de Valka também ganhe uma versão com atores reais e, apesar de poucas informações já reveladas, em entrevista, o roteirista e diretor do live-action, que também esteve no comando da trilogia animada, Dean Deblois, expôs ao Entertainment Weekly que o segundo filme live-action da DreamWorks “irá explorar a nostalgia das pessoas que cresceram com esses filmes e, ao mesmo tempo, apresentar algo novo e original para um público totalmente novo que talvez não os conheça”.

“Acho que ao escolher esse caminho e seguir por ele, tentando ser aditivos em todos os aspectos que fizemos, em termos de aprofundar a mitologia, aprofundar os relacionamentos entre os personagens e tornar a ação ainda mais imersiva, foi aí que sentimos que poderíamos trazer mais sem reinventar. E se for lançado ao mundo e as pessoas o receberem bem, continuaremos nesse caminho de como faremos o segundo filme de forma semelhante, contando uma história que as pessoas conhecerão e pela qual sentirão nostalgia, mas que também terá surpresas”, concluiu o cineasta.

“Como Treinar o Seu Dragão” continua disponível para assistir nos cinemas de todo o Brasil.

Cinéfila e jornalista, Izabela Queiroz é formada pela UNINOVE. Gosta de escrever sobre filmes, séries e música e nunca deixa de lado a paixão por tramas repletas de plot twists, além de ser viciada em sitcoms, marvete sempre que pode e crente fiel da Teoria Pixar.