5 idols de k-pop que nos deixaram cedo demais

Em decorrência a problemas de saúde mental ou acidentes, os fãs de k-pop já tiveram que se despedir muito cedo de grandes idols; relembre 5 deles!

Concept photo de Moonbin para o terceiro full-album do ASTRO, o "Drive to the Starry Road" - Divulgação/ Fantagio

A vida dos idols de k-pop nem sempre é cercada apenas de glamour e sucesso, há muitas dificuldades que os artistas do gênero enfrentam que são ofuscadas pelo brilho dos holofotes e que podem afetar as vidas dos grupos e solistas, algumas das vezes, causando ou aumentando situações que acabam os tirando do caminho que tanto sonharam em trilhar.

Em outras situações, o desejo de estar nos palcos e conquistar fãs dos mais variados lugares do mundo é interrompido por algum acontecimento súbito que, por algum motivo, não poderia ser evitado. Foi pensando em ocorrências como essa que a RECREIO reuniu uma lista com 5 idols de k-pop que nos deixaram cedo demais; confira:

1. EunB e Rise, do Ladies’ Code

EunB e RiSe, integrantes do Ladies' Code
EunB e RiSe, integrantes do Ladies’ Code /Crédito: Reprodução/Polaris Entertainment

 

Em 3 de setembro de 2014, o grupo Ladies’ Code sofreu um grave acidente. O conjunto voltava para Seul após cumprir agenda de atividades em Daegu, cidade da Coreia do Sul, quando a roda traseira do carro em que estavam se desprendeu do veículo, fazendo com que o automóvel colidisse com uma barra de proteção na estrada.

Com o acidente, EunB, que assim como o motorista do veículo, faleceu na hora. Ela tinha apenas 21 anos. RiSe e Sojung, ficaram gravemente feridas e, dentre elas, RiSe, de 23 anos, foi a única que não conseguiu sobreviver, tendo como data do óbito o dia 7 de setembro.

2. Jonghyun

Kim Jonghyun
Kim Jonghyun / Crédito: Divulgação/SM Entertainment

 

Membro do SHINee, Jonghyun tinha apenas 27 anos quando foi encontrado inconsciente em sua casa em 18 de dezembro de 2017. O idol morreu após sofrer uma parada cardíaca no hospital, chocando toda a indústria musical que, em peso, lamentaram a perda do vocalista que naquele ano havia comemorado nove anos de carreira ao lado de Onew, Key, Minho e Taemin.

Após a morte, uma carta de despedida escrita pelo idol foi revelada pela amiga de Jonghyun e cantora Jang Hee-yeon, do grupo Dear Cloud, onde, no conteúdo escrito, é possível notar que o eterno membro do SHINee vivia em depressão.

Um trecho diz:

Estou quebrado por dentro. A depressão que lentamente foi me destruindo, já me devorou, e não consegui superá-la. É incrível o quanto dói. Ninguém está mais atormentado, nem debilitado do que eu.

Na época, o SHINee, que já lidava com um processo criminal contra Onew, quase disbandou. Ainda assim, eles persistiram e, em 2018, lançaram uma canção em homenagem a Jonghyun: “Our Page” (em coreano a música é traduzida como “As palavras que você deixou para trás”). No MV, Onew, Key, Minho e Taemin surgem ao lado de um espaço vago ocupado apenas por um quinto microfone.

3. Sulli

Sulli
Sulli /Crédito: Keipher McKennie/WireImage/Getty Images

 

Amiga de Jonghyun, Choi Jin-ri, mais conhecida como Sulli, se tornou conhecida após debutar no grupo f(x). Ela, que havia deixado a formação em 2015 para se dedicar a carreira de atriz, foi encontrada já sem vida em sua casa, localizada próxima a Seul, na Coreia do Sul, em 2019.

Com a morte confirmada, a delegacia de Seongnam, que apurou as circunstâncias da morte da idol, revelou que havia evidências que ela sofria de depressão. Além disso, a notícia da morte de Sulli veio à tona após a cantora e atriz denunciar agressões verbais e ameaças que sofria em ambientes virtuais devido ao seu apoio as causas feminista, algo que no país sul-coreano não é bem-visto devido ao conservadorismo que se mantém forte no âmbito social do local.

4. Goo Hara

Concept teaser image de Goo Hara para 'Alohara'
Concept teaser image de Goo Hara para ‘Alohara’ – Divulgação/DSP Media

 

Apenas seis semanas após o falecimento de Sulli, o mundo do k-pop foi abalado por mais uma perda: Goo Hara, membro do KARA, cuja morte é datada em 24 de novembro de 2019. Assim como a colega de profissão e amiga pessoal, Sulli, a artista já havia comentado com os fãs, através das redes sociais, que estaria enfrentando cyberbulling, além de ter reclamado de assédio.

Um dia após a morte, Lee Yong-pyo, comissário da Agência de Polícia Metropolitana de Seul, disse a mídia loca (via G1), que “um bilhete manuscrito pessimista a respeito de sua vida foi encontrado em uma mesa da sala de estar”, o que trouxe novamente a tona discussões sobre a pressão que os artistas enfrentam tanto na indústria do k-pop quanto na sociedade sul-coreana, cujos efeitos são observados na saúde mental dos artistas.

Assim como no SHINee, o KARA também seguiu com as atividades após a perda da artista. Inclusive, o lançamento mais recente do grupo, “Hello”, single divulgado em 16 de julho deste ano, conta com a voz de Goo Hara.

5. Moonbin 

Moobin
Moobin /Crédito; Divulgação/ Fantagio

 

Modelo, ator e idol, a indústria do K-pop recebeu Moonbin oficialmente em 2016, quando ele debutou no grupo ASTRO. Moonbin marca uma das perdas mais recentes da indústria fonográfica, afinal, o idol teve seu falecimento confirmado em 19 de abril de 2023, pela Fantagio, empresa responsável por sua carreira. O artista foi encontrado sem vida por seu manager em sua casa no distrito de Gangnam, localizado na Coreia do Sul.

A morte mobilizou fãs e artistas, que prestaram homenagens públicas a Moonbin por meio de cartas, presenças em memoriais e até mesmo em menções em programas e agradecimentos em premiações, deixando claro que o idol ainda vive nos corações e pensamentos daqueles que, pessoalmente ou através de seu trabalho, o puderam conhecer.

Leia também: Relembre a carreira de Moonbin, do ASTRO

 

 

Cinéfila e jornalista, Izabela Queiroz é formada pela UNINOVE. Gosta de escrever sobre filmes, séries e música e nunca deixa de lado a paixão por tramas repletas de plot twists, além de ser viciada em sitcoms, marvete sempre que pode e crente fiel da Teoria Pixar.